Busca Booleana

Publicado: 13 de março de 2013 em Bases da Internet

Quem nunca fez uma pesquisa no Google sobre qualquer tipo de assunto e ao obter os resultados dessa pesquisa o Google encaminhou vários links indesejáveis como resposta.Justamente, para evitar esses tipos de “problema ” nas pesquisas foi adicionado um método de filtragem denominado de busca booleana.

Assim chamado graças ao matemático inglês George Boole, ele compreendeu que a lógica poderia ser pensada em termos de conjuntos condicionando esses conjuntos a um proposito único. Com o passar do tempo descobriram que está metodologia poderia ser utilizada no motores de busca condicionando os conjuntos de palavras  até chegar em uma condição única.

O sistema lógico do google é baseado no conceito da lógica booleana, porém na internet esse sistema estabelece a possibilidade de buscas de palavras  em um texto, condicionando a exibição dos resultados a valores lógicos.Entretanto, essa metodologia poderia delimitar a busca e para não tal problema são utilizados elementos para incrementar as funções booleanas, que são:

AND  –  Esse elemento inclui em uma expressão, todos os elementos que serão propostos em uma consulta

OR  –  Delimitador de variável é utilizado  para encontrar páginas em que se encontra um ou outro termo

NOT (-) –  Esse é utilizado para criar uma exceção no termo de uma busca, ou seja, ele elimina o termo que se encontrar depois  desse elemento.

ASPAS (“ ”) –As aspas são usadas para garantir uma expressão completa seja incluída na busca, isto é, usando o conjunto de termos entre aspas  para futebol americano formaremos uma expressão exata para delimitar o resultado  de busca.

Portanto, a busca booleana é uma metodologia inventado por Geroge Boole que posteriormente  seria utilizada pelos motores de busca para criar condições que melhorasse o resultado das pesquisas que seriam realizadas no site criando condições entre termos que delimitasse o resultado.

Ilustração de pesquisas no Google usando a busca booleana

Referência

http://icommercepage.wordpress.com/2008/04/06/14-dos-usuarios-mais-inteligentes-do-google-ignoram-a-logica-booleana/

http://hackerproject.webnode.com.br/tutoriais/operadores%20avan%C3%A7ados%20google/

https://sites.google.com/site/edurego/a-matematica-na-imprensa/pesquisa-booleana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s