Funcionamento da Internet

Publicado: 5 de março de 2013 em Bases da Internet

Estrutura da internet

A internet  é a mais bem sucedida interconectividade de redes de tecnologias distintas, isto é, vários aparelhos eletrônicos ( PC, Tablet, Celulares) interligados uns aos outros,  possibilitando a comunicação entre eles.  Já essa interligação desses objetos em uma rede única se torna possível graças ao uso de protocolos conhecidos como TCP/IP Protocol Suite, ou simplesmente TCP/IP.

O Tramission Control/Internet Protol  e/ou TCP/IP realiza essa conectividade na rede possibilitando a comunicação entre as máquinas que ,também,  estejam conectadas independentemente da topologia envolvidas entre os aparelhos.

Outra característica importante,  é que os equipamentos que estão conectados na internet baseiam-se no protocolo IP para realizar o tráfego de informações pelas redes envolvidas.

Endereçamento na Internet

O endereçamento na internet é baseado no IP(internet protol), sequência numérica,  que juntos representam  um número de 32 bits, identificando desta forma cada equipamento que esteja conectada na rede mundial.

Todavia, esse endereçamento permite apenas a localização das máquinas na rede,  já as portas ou ports são utilizadas para localizar uma aplicação em execução no aparelho.Esses dois se combinado com o protocolo de transporte (TCP ou UDP) possibilitam a troca total de informações entre os conectados, o conjunto desses 3 endereços é conhecido pelos programadores como socket.

Ao contrário de outras redes como a BBS ou Videotexo, a grande tacada da internet é que, ela é totalmente independente para realizar a comunicação direta entre os computadores. O que isso quer dizer?.

Diferente dos telefones que precisam estar interligados diretamente para transmitir informações, na internet,  o fluxo de requisição são quebrados em vários pacotes (packets) de dados, que através de roteadores e/ou routera são transmitidos como se fossem cartas no correio, sendo que esses packets sempre encontram o caminho mais rápido para chegar no destino, reintegrando seus pacotes, que posteriormente, são passados para o computador.

O Router

O roteador é um controlador das informações,  informando a  cada pacote qual rota o mesmo deve tomar para chegar ao seu destino.Também, é possível dizer ao roteador qual o caminho que ele dará ao pacote de informação,  este seria um tipo da forma estática, onde, o administrador aponta qual a rota que o roteador deve seguir para poder entregar o pacote.Já a forma dinâmica deixa com que o próprio aparelho rota o packerts.

O Switch

Este despacha os pacotes IP encaminhando-os para o seu destino. São mais eficientes do que os roteadores, uma vez que eles criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino,  desprendem-se a rede de um único computador para o envio de informações, esse método ,ameniza as colisões entre os pacotes diminuindo os erros.

Proxy

Chegando ao destino final , os pacotes fazem uma fila para “pegar ” o proxy, podemos chama-lo de servidor intermediário, pois este alivia a carga da ligação da internet,  repassando os dados a frente. Ele também, pode atuar como um servidor que armeza dados em forma de cache. Além disso, esses servidores tem uma série de usos, tais como: filtrar o conteúdo,  e assim,  aumentando a segurança da rede mantendo  o anonimato.

Vale lembrar que o proxy é o responsável por entregar o arquivo para internet atraés da url do pacote, porém,  se este pacote não for validado pelo intermediário por qualquer motivo ele é destruído simultâneamente pelo mesmo.

Firewall

Passando pelo proxy, os dados chegaram no Firewall, este,  aplica uma política de segurança para  evitar  que dados indesejáveis entrem e danifiquem o seu aparelho pela internet. Uma outra função do firewall é evitar que informações confidencias sejam enviadas pelo mesmo,  por um invasor ou qualquer outro meio.

Portanto, o firewall funciona como um filtro que restringe a passagem dos dados recebidos e enviados pelo seu computador através da internet, além de prevenir que informações pessoais ou confidenciais sejam transmitidas pelo seu aparelho,  e impedir a invasão da máquina por sofware malicioso.

Portanto, é toda essa estrutura citada acima que estabelece a internet,  a incrivel conexão  mundial entre os computadores. Ficamos por aqui concluindo esta breve introdução sobre as etapas da internet,  até que o pacote chegue ”bonitinho”,  pronto para ser visualizado pelo usuário através do seu browser.

Abaixo vídeo encontrado no YOUTUBE resumindo o funcionamento da internet.

https://www.youtube.com/watch?v=C6LL8qtCJ54&noredirect=1

 

Abaixo – Mapa da internet no mundo

Mapa da Internet

 

Fonte de Pesquisa

http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/47084

http://fabriciogarcia.wordpress.com/sobre/

https://www.youtube.com/watch?v=C6LL8qtCJ54&noredirect=1

http://pontotecnologia.blogspot.com.br/2010/08/o-que-e-firewall.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s